quinta-feira, 23 de julho de 2009

Clipping BA - A Criança e o Adolescente na Mídia
RESUMOS:

Violência matará 33 mil jovens no Brasil


33,4 mil jovens brasileiros deveram morrer assassinados nas 267 cidades com mais de 100 mil habitantes do país até 2012. Essa é a projeção baseada em estudos feitos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O resultado da análise tem como fundamento os dados de mortalidade de 2006, ano em que 46% das mortes de jovens no Brasil ocorreram por homicídio. O estudo Índice de Homicídio na Adolescência (IHA), lançado ontem (21), projeta o número de adolescentes cm 12 anos que não deverão completar 18 anos. Nas 274 cidades estudadas, a média é de dois para cada grupo de mil jovens. Em alguns municípios, porém a taxa é quase cinco vezes maior. É o caso da campeã, Foz do Iguaçu no Paraná. Na Bahia, a maior taxa pertence ao município de Teixeira de Freitas, no Extermo Sul. Salvador fica em 90º no raking nacional e em 7º na lista das cidades mais perigosas para os jovens na Bahia. (Correio, p. 24 h, 08, 22/07)

Jovem negro tem 2,6 vezes mais risco de ser assassinado

O estudo revela que essa realidade vitimiza adolescentes negros em sua maioria. Os garotos negros têm 2,6 mais risco de serem assassinados no país. O risco de ser assassinado é tem probabilidade 11,9 vezes maior entre os homens na faixa etária de 12 a 18 anos. Segundo a coordenadora do Programa de Redução da Violência Letal do Observatório das Favelas, Raquel Willadino, o perfil dos adolescentes que mais morrem vítimas de homicídio no Brasil é de meninos, negros e moradores de favelas ou periferias dos centros urbanos. (Tribuna da Bahia, p. Segurança, 16, 22/07 –Leidiane Brandão)

85 adolescentes assassinados no primeiro semestre em Salvador

Conforme levantamento de A Tarde, 85 adolescentes foram assassinados em Salvador entre janeiro e julho desse ano. O número não inclui mortes em ações policiais e vítimas com idade não determinada. Segundo a projeção do
Índice de Homicídio na Adolescência (IHA), até 2012 Salvador terá 988 jovens de 12 a 18 anos assassinados, numa proporção que cada vez é mais crescente. Comparados com os dados do Centro de Documentação e Estatística Policial fornecidos ao A Tarde, em 2008 foram 82 adolescentes mortos, ou seja, em apenas metade do ano Salvador já perdeu mais adolescentes do que em todo o ano passado. Ainda assim Salvador, que o ocupa a 90º posição de cidade mais violenta para os jovens, não é a cidade mais violenta da Bahia, visto que Teixeira de Freitas fica com o 47º lugar no raking nacional, seguida por Juazeiro 50º e Ilhéus 52º lugar. (A Tarde- BA, p. Salvador, A4, 22/07- Samuel Lima e Agências)

Nenhum comentário: