sábado, 23 de agosto de 2008

UFBA: Espaço machista

Em meio aos fatos ocorridos, depois de Antônio Natalino Dantas, o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia é mais um a demonstrar o verdadeiro pensamento dos que administram a instituição Ufba, um espaço racista, machista e sexista.
A resposta de Francisco Mesquita ao caso de violência sexual sofrido por uma estudante do curso de Dança da Ufba foi que "a vítima estava em condições propícias para o ocorrido".
Essa é a realidade da sociedade como um todo e que se faz presente também no mundo acadêmico, onde as mulheres são vítimas diariamente do machismo. "Nós estamos por nossa própria conta".
Repudiamos essa e quaisquer atitude de caráter sexista. Lamentamos muito o ocorrido e esperamos que medidas cabíveis sejam tomadas pela administração central da Universidade Federal da Bahia.




Eu-Mulher
Conceição Evaristo

Uma gota de leite
me escorre entre os seios.
Uma mancha de sangue
me enfeita entre as pernas.
Meia palavra mordida
me foge da boca.
Vagos desejos insinuam esperanças.

Eu-mulher em rios vermelhos
inaugura a vida.
Em baixa voz
violento os tímpanos do mundo.
Antevejo
Antecipo
Antes-vivo
Antes-agora-o que há de vir.
Eu fêmea matriz
Eu força motriz
Eu-mulher
abrigo da semente
moto-continuo
do mundo.

Nenhum comentário: